Se você faz parte da legião de admiradores do lendário BMW M3 e sofreu quando a fabricante anunciou o fim da clássica versão 2 portas equipada com motor V8, pode enxugar suas lágrimas.

Não, a empresa bávara não voltou atrás na sua decisão. O M3, agora, só existe na configuração sedã, mas a boa nova é que o novíssimo M4 (que na verdade é apenas a nova denominação do carro) manteve a tradição da marca de produzir cupês de alto desempenho. Ah, sim, o motor é um 6 cilindros… Com turbo.

Calma! Antes de vociferar contra a “heresia” cometida pelos alemães ao substituir um V8 pelo 6 em linha, aconselho você a dar uma chance a esse motor provar que é bom. Batizado de N55, o propulsor foi desenvolvido pela divisão Motorsports da BMW e traz um novo sistema biturbo de superalimentação, além de ter sido construído com materiais muito mais leves. O resultado desse trabalho se traduz em 431 cv e 56,1 mkgf extraídos de um motor de 3,0 litros.

Pressionando o botão de partida, surge um ronco grave, mas não tão encorpado quanto se esperaria. Mas não se pode dizer que seja um ruí­do menos encantador que o do V8. Ele é diferente, somente isso.

O câmbio da versão avaliada é manual de 6 marchas, que permite explorar ao máximo o potencial do cupê. Mas, opcionalmente, o M4 pode ser equipado com uma caixa robotizada de dupla embreagem com 7 marchas, que promete conciliar o melhor compromisso entre conforto e esportividade. A conferir.

Não se pode negar que existe uma pressão sobre o M4. Afinal, ele tem a dura missão de substituir um mito. Em termos de desempenho, pelo menos, o novo cupê se sai bem. O torque, por exemplo, está disponível já a 1.850 rpm e segue até 5.500 rpm (rotação em que “surge” a potência). Isso permite ao modelo arrancar de 0 a 100 km/h em 4s2, marca 0s3 melhor que a do antecessor. Nada mau, concorda?

Mas o melhor desse motor N55 surge na hora de reabastecer. Em nossos testes, o consumo médio foi 8,7 km/l, marca muito melhor que a obtida pelo último M3 avaliado (6,6 km/l). Sem falar no nível de emissões, igualmente menor.
Mas é claro que tudo isso não é mérito exclusivo do novo motor. A carroceria, agora, conta com capô, para-lamas dianteiros e componentes da suspensão feitos de alumínio, além do já conhecido teto de compósito de fibra de carbono, que, além da leveza, proporciona um centro de gravidade mais próximo do solo, melhorando a estabilidade.

Com o carro em movimento, uma preocupação logo surge: como o M4 lida com o turbo lag? A resposta surge rapidamente e é agradável. É possível perceber uma pequena diferença no comportamento do motor até o turbo entrar em ação, mas ela é muito suave. Os engenheiros da BMW realizaram um belo trabalho.

Nas curvas, destaque para o sistema de bloqueio eletrônico do diferencial, que permite contornar as curvas com a máxima eficiência, sem risco de perder o controle do carro. Mas, mesmo bastante suave, a atuação do sistema é perceptível ao se retirar o pé do acelerador na entrada das curvas, por exemplo.

Para se ter ideia do excelente nível de dirigibilidade do M4, basta dizer que no teste de desvio de trajetória realizado pela Auto Motor Und Sport, o cupê conseguiu cumprir a prova a 151,7 km/h, enquanto o Porsche Carrera S (outra referência no quesito estabilidade) registrou 147,8 km/h.

E nem se pode dizer que o M4 é tão manobrável por conta de suas dimensões, já que ele não pode ser considerado um modelo compacto, pois possui 4,67 m de comprimento e 1,87 m de largura. Em compensação, o espaço para os ocupantes — principalmente na traseira — está longe de ser considerado adequado. Mas, convenhamos, se você procura  um carro para transportar passageiros, não vai se interessar por um cupê, certo?

Por tudo o que oferece, o BMW M4 não só é uma belíssima opção como ainda comprova que a tradição da marca em oferecer cupês esportivos está mais viva do que nunca. Portanto, apaixonados e aficionados, comemorem!

Ficha técnica

Motor  6 cil. em linha, turbo I  dianteiro I longitudinal I gasolina

Vel. máxima     250 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h)     4s2

Cilindrada     2.979 cm3
Potência     431 cv
Torque     56,1 mkgf
Câmbio     Manual  I  6 marchas 
Tração     Traseira
Rodas     Liga leve, 19” 
Susp. diant.    McPherson 
Susp. tras.    Multibraço

Share This